A linhaça é uma planta herbácea originária da Ásia, e seus primeiros registros históricos são de 9000-8000 a.C. no Irã, Turquia, Jordânia e Síria.
Linhaça é o nome que se dá à semente do linho, apresentando duas variedades, a marrom e a dourada, que podem mudar de acordo com a quantidade de pigmentos presentes em sua composição, ocorrendo naturalmente na própria planta.
É normalmente comercializada com a semente inteira ou moída para atingir o formato de farinha, podendo ser utilizada em inúmeros pratos e receitas como pães, massas, bolos e demais opções, além do seu óleo, que é feito através de “pressão a frio”.
Quais são os benefícios da linhaça para a saúde?
A linhaça é muito nutritiva e traz vários benefícios para o organismo, ajudando, por exemplo, no funcionamento do intestino e podendo até mesmo auxiliar na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.
Veja os principais benefícios da linhaça:
- Combate a prisão de ventre;
- Controla o nível de glicose;
- Mantém a saúde dos olhos;
- Ajuda na perda de peso;
- Evita doenças cardiovasculares;
- Evita o surgimento de câncer;
- Mantém a saúde do cérebro;
- Previne osteoporose;
- Combate ansiedade e depressão.
Como cultivar linhaça?
Para o sucesso do seu cultivo, a planta prefere regiões frias, sendo raramente encontrada no Brasil — a variedade marro, no entanto, já está adaptada ao solo e clima brasileiros.
Para nos mostrar e contar um pouco sobre a produção dessa saudável semente, convidei a produtora Carla Borges de Lima da Fazenda Nova Geração – Unidade Vale do Araguaia, localizada em Nova Nazaré no Mato Grosso, que nos mostra as duas variedades de linhaça nas imagens.
“Decidimos plantar linhaça apenas como teste para ver a adaptabilidade na região como alternativa de segunda safra, pois é uma cultura que tem custo baixo de implantação e mercado externo grande. Acredito que, se conseguir produzir bem, tem mercado com certeza, mas no nosso caso, para a nossa região foi apenas um teste e não alcançamos uma produtividade satisfatória”, conta Carla.
Fontes: Blog Novidade Saudável, Tua Saúde
Fotos: Carla Borges de Lima
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Gostou do conteúdo? Confira também este artigo sobre as principais culturas de inverno do Brasil e saiba o que plantar na entressafra!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.