Originaria da Ásia, a banana é cultivada há mais ou até muito mais de 4 mil anos, uma vez que alguns historiadores dizem ser a primeira fruta da Terra!
É a fruta mais consumida do Brasil e só perde para o tomate (que nem consideramos fruta, né?) em algumas partes do mundo.
Seu sucesso se deve principalmente ao sabor inigualável, suave e doce e claro à praticidade de consumo, pois sua “embalagem” perfeita é pronta para consumo a qualquer momento. Falando nisso, sua casca ainda pode ser reaproveitada na preparação de bolos, doces e pães. Cada banana pesa, em média, 125g, com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. Bananas são fonte nutritivas de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio.
Quais são os benefícios da Banana?
- Reduz pressão arterial;
- Rica em nutrientes;
- Reduz o estresse;
- Auxilia o tratamento da diarreia;
- Melhora a saúde do coração;
- Previne o crescimento de células cancerígenas;
- Ajuda na diabetes;
- Previne câimbras.
Bananas em "família"
As bananas formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules" que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo, como nos conta a produtora Adriana Rosso, de Criciúma, Santa Catarina. “Toda vez que a gente colhe um cacho de bananas, a gente corta o pé, mas ali na touceira já está crescendo a família, então logo vem uma filha produzindo banana também. Elas vivem em família, juntinhas eu acho lindo ver a plantação de bananas, e como vai se formando! Temos bananais de mais de 40 anos! Nossa família toda trabalha com banana e é maravilhoso, todos vivemos dela. O bacana também é que ela tem uma produção muito rápida com 1 ano e 8 meses já temos produção!”
Com certeza essa fruta é tudo de bom, como não amar?
Gostou desse material? Aproveite para ler o último conteúdo da série "Pé de Quê?", e saiba mais sobre o Pequi!
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Fonte: CNN Brasil, Wikipedia e Brasil Escola
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.