As principais cooperativas de crédito estão na Agrishow 2016. A expectativa da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, responsáveis pelo local, é receber 3 mil visitantes nos cinco dias do evento, 20% a mais que no ano passado, sendo esperados associados de 35 cooperativas agropecuárias de todas as regiões do Estado.
Além de incentivar o modelo cooperativista de empreendimento na Agrishow 2016, os técnicos do Sistema Ocesp têm tirado dúvidas dos visitantes sobre questões do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regulamentação Ambiental (PRA). Integram a Casa do Cooperativismo Paulista, dois dos maiores sistemas de crédito do país, a Sicoob e a Sicredi, onde os produtores também podem obter informações sobre linhas de financiamento.
Para o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, a crise econômica restringe os investimentos, mas é nesta hora que o cooperativismo surpreende. “Reunidos em cooperativas, os produtores diminuem os custos operacionais, aumentam o poder de negociação e a possibilidade de agregar valor à produção. As cooperativas viabilizam o negócio dos mini e pequenos agricultores que, sozinhos, não conseguiriam sobreviver”, comenta.
Outra instituição presente na Agrishow 2016 é a Coopercitrus, que pelo 5º ano consecutivo está na feira com o estande Shopping Rural Coopercitrus. A cooperativa tem parceria com as principais entidades financeiras que atuam no país, entre elas, a Sicoob Credicitrus, que possibilita aos pequenos, médios e grandes produtores cooperados adquirir um pacote completo de soluções integradas, com facilidade de financiamentos e juros subsidiados.
Além dos preços, prazos e financiamentos diferenciados, os agricultores têm outra oportunidade, a troca de grãos, uma opção comercial vantajosa para negociar os produtos necessários para o desenvolvimento da lavoura. Com essa modalidade, a Coopercitrus por meio do seu departamento de grãos, oferecerá condições comerciais diferenciadas para as trocas da produção de café, soja e milho por insumos, desde sementes, fertilizantes, herbicidas, inseticidas, até máquinas agrícolas, comercializados pela cooperativa.
O diretor financeiro da Coopercitrus, Fernando Degobbi, ressalta a participação da cooperativa na Agrishow 2016 por meio do Shopping Rural. “As linhas de créditos negociadas possibilitarão prazos de pagamentos com juros subsidiados para vários produtos e insumos que a agropecuária demanda, principalmente, os pequenos e médios produtores”, afirma.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.