O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, com produção anual de mais de 650 milhões de toneladas e cerca de 9 milhões de hectares de área plantada. Esse protagonismo mundial é resultado de uma intensa jornada de pesquisa e desenvolvimento na produção nacional ao longo dos anos.
Nas últimas décadas, o setor sucroalcooleiro passou por uma evolução importante em suas técnicas de produção, e hoje o plantio de cana no país é acompanhado de soluções tecnológicas e sustentáveis que garantem maior produtividade e menores impactos ambientais ao sistema produtivo.
No quinto episódio do Agrishow Conecta, série do Agrishow Digital que liga você a especialistas e temas de destaque do agro nacional, o diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e líder do Programa Cana IAC, Marcos Landell, fala sobre o papel e importância do setor sucroenergético para o agronegócio e a economia brasileira, citando as principais evoluções na produção nacional de cana-de-açúcar ao longo das últimas décadas. Na oportunidade, ele também fala sobre as perspectivas do setor sucroalcooleiro para os próximos anos e destaca, ainda, as iniciativas do IAC, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, voltadas para o desenvolvimento da produção canavieira no país.
Confira a entrevista completa!
(Entrevista gravada no dia 29 de abril de 2022)