Os espaçamentos de linhas simples e de duas linhas (duplo alternado) em canaviais são os mais comuns no Brasil. A maioria das usinas utiliza o de 1,5m simétrico por conta da facilidade da colheita mecanizada. Esse espaçamento pondera melhor a questão agronômica de aproveitamento de área (metros lineares/ha) e também a mecanização.
Alguns profissionais do setor explicam que esse espaçamento de 1,5m visa uma adequação parcial do plantio à bitola das colhedoras, mas mesmo assim a folga para desvios de trajetória da esteira colhedora é nula, condição essa que leva ao pisoteio das soqueiras.
O espaçamento de 0,9 X 1,5 m, também conhecido como duplo alternado, visa adensar linhas duplas, aumentando a população por área (quando comparado ao 1,5 m). Tem também outros benefícios, tais como aumento no rendimento da colheita, menor tráfego e redução de custos.Ele ainda possibilita um melhor ambiente para o desenvolvimento de raízes, menor custo com manutenção e consumíveis da colheita e maior produtividade.
Entretanto, há limitações do duplo alternado, como uma maior perda de cana (na faixa de 10 a 12%) e maior quantidade de falhas nas soqueiras devido ao arranque ou maceração de gemas (relacionado a profundidade de plantio e a velocidade da máquina).
Portanto, ainda não há consenso sobre “o melhor espaçamento para canaviais”, ou seja, permanecer no espaçamento convencional de 1,50 x 1,50 m ou no alternado 0,90 X 1,50 m será uma decisão técnica dos produtos.
Qualquer decisão por mudanças de um sistema para outro deve compreender a atuação da equipe agrícola e diretores.
Tecnologia: grande aliada para a definição do espaçamento
De fato, a definição do espaçamento para o plantio de canaviais é uma tarefa árdua que precisa ser realizada com muito cuidado, mas o avanço da tecnologia está contribuindo de forma significativa com essa importante etapa do plantio da cana-de-açúcar.
Tecnologias como a agricultura de precisão, por meio do GPS e de drones, vem se tornando um instrumento imprescindível para a orientação dos sulcos, possibilitando assim, criar mapa das linhas do canavial bastante confiáveis.
A tecnologia, quando bem adotada, irá auxiliar o produtor a reconhecer as linhas, permitindo um bom resultado da lavoura, independente da definição do espaçamento adotado.
Com isso, a dimensão escolhida deve ser compatível apenas com eixos das máquinas de colheita mecanizada, que também está avançando rapidamente em prol de redução dos desperdícios e aumento da otimização.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.