Chegou no Brasil todo importado e com nome "gringo" por algum tempo, o "blueberry". Seu cultivo por aqui só aconteceu em 1983, quando pesquisadores da EMBRAPA trouxeram as primeiras mudas para avaliar a viabilidade produtiva da cultura e foi difundido principalmente na região Sul, devido clima ameno, imprescindível para sua produção.
Benefícios
Poderoso antioxidante
Faz bem para o coração
Melhora a visão
Controla o diabetes
Combate a infecção urinária
Ajuda na recuperação muscular
Ajuda na prevenção contra o câncer
Controla a hipertensão
O mirtilo tem ganhado fama como a fruta da longevidade, devido à altíssima capacidade antioxidante. Pode ser consumido como fruta in natura e ainda ser preparado na forma de geleias, cremes, em bolos e tortas.
É claro que encontrei uma produtora completamente apaixonada pelo seu cultivo, que vai muito além da agricultura como negócio, a bela Claudia Toniazzo.
“Sou bióloga, com mestrado em agronomia e fui me apaixonando, trabalhei em multinacionais mas eu quis seguir minha filosofia de vida mais saudável, sempre quis trabalhar com algo na área de nutraceuticas, cultivar algo de alto valor nutritivo e de forma orgânica, uma agricultura limpa, isso mais uma questão de propósito. Quando morei na Australia e visitei os Estados Unidos fui trazendo idéias e com um sócio nasceu a Mirtilândia em Muliterno, no Rio Grande do Sul.
"O fruto é muito sensível, por isso faço questão que se seja usada a luva na colheita, tanto pela higiene, quanto para não marcar a fruta quando a colher, pois ela é avulada na membrana externa e se estiver sem luvas, marca a digital do dedo. Usamos a luva rosa para facilitar o ponto fruto, que é azul escuro, aí é mais fácil de identificar porque se estiver rosado ou lilás ainda não está pronto”, conta Claudia.
Sempre lembrarei de todo cuidado de sua produção da próxima vez que eu o consumir, obrigada por dividir um pouquinho da Mirtilandia com a gente Claudia!
Parabéns pelo projeto!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.