Natural da região do México e América Central, o cacau é um fruto reconhecido mundialmente por nos proporcionar um dos mais deliciosos alimentos que existem: o chocolate!
O cacau é o fruto do cacaueiro. Após a colheita dos frutos, as sementes são submetidas a um processo fermentativo e oxidativo para desenvolverem o aroma. Segue-se a secagem, para diminuir o teor de água das sementes, que depois são processadas industrialmente.
Quais são os benefícios do cacau para a saúde?
Esse fruto funciona muito bem como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando também a prevenir doenças cardiovasculares. Veja os principais benefícios do cacau para a saúde:
- Melhora o humor;
- Previne trombose;
- Ajuda a regular o colesterol;
- Previne anemia;
- Diminui os riscos de diabetes;
- Previne a demência;
- Regula o intestino;
- Ajuda a diminuir a inflamação;
- Ajuda no controle de peso;
- Reduz a pressão arterial.
Depois do boom na década de 1930, lavouras na Bahia foram alvo da vassoura-de-bruxa
No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, pelo rio Amazonas passou para o Pará e, pelo mar, chegou à Bahia, onde causou o chamado “boom” da época de 1930, até que a cultura sofreu o agroterrorismo.
Um caso conhecido de sabotagem ao agronegócio brasileiro ocorreu na Bahia no final dos anos 80. A praga vassoura-de-bruxa foi introduzida de forma criminosa nas lavouras, levando ao colapso da cacauicultura na região. Somente após 20 anos a região voltou a exportar amêndoas de cacau.
Reconstruindo a cultura e o valor do cacau
O período foi imensamente sofrido para os fazendeiros que viram suas plantações arruinadas pelo fungo. Uma dessas famílias é a de Juliana Aquino, que herdou uma fazenda no sul da Bahia que ficou abandonada por 15 anos.
“Nós estávamos vendo um caminho de perda do bem, mas não queríamos deixa-lá se acabar, e em 2013 voltamos para a fazenda, onde assumi a administração junto ao meu marido e recomeçamos.”
“Nós a reerguemos agregando valor, produzindo cacau especial para chocolate ‘Bean to Bar’ — ou ‘Tree to Bar’ no nosso caso, já que vai ‘da árvore à barra’. Somos produtores do prime cacao Vale Topumuju e também do Chocolate Baianí”, conta Juliana.
Comemoramos, em 26 de março, o Dia do Cacau, um fruto que se transforma através de um processo incrível e com resultados deliciosos que fazem do Brasil o 7º maior produtor do mundo, segundo o IBGE.
Ô coisa boa no mundo é o tal do chocolate!
E que venha a Páscoa!
Apoio: @feiraagrishowoficial
Fonte: Tua Saúde, Forum do Cacau, IBGE.
Fotos e vídeo: Juliana Aquino, Baianí
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata